Música e linguagem na filosofia de Giorgio Agamben

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.5036

Resumo

O artigo tem por objetivo geral apresentar as reflexões de Giorgio Agamben (1942), filósofo italiano, acerca da música e de sua relação intrínseca com a linguagem. A análise se concentra sobre as obras em que o filósofo aborda o tema, selecionando, especificamente, os trechos em que o nexo música-linguagem aparece com maior relevo. Por se tratar de uma temática sobre a qual Agamben se debruça, de modo assistemático, no decorrer de 4 (quatro) décadas, o objetivo específico do artigo é organizar as referências dispersas no conjunto da obra do filósofo e comentá-las. A partir delas procura-se esclarecer as definições de música como “abertura originária” da linguagem e de filosofia como “música suprema” apresentadas por Agamben nas obras supracitadas. Neste sentido, a finalidade proposta pelo artigo é apresentar um estudo sistemático sobre o nexo música-linguagem, cuja função é permitir a compreensão de uma parte menor de um problema ainda maior e mais central para a filosofia de Giorgio Agamben: a natureza da própria linguagem.

Palavras-chave: Agamben; linguagem; música; filosofia.

Biografia do Autor

Alan Barbosa Buchard, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. Espírito Santo. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Buchard, A. B. (2023). Música e linguagem na filosofia de Giorgio Agamben . Profanações, 10, 679–709. https://doi.org/10.24302/prof.v10.5036

Edição

Seção

Artigos