Compreensões dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais acerca da formação e inserção no mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4937

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação e a inserção profissional no mercado de trabalho dos egressos de cursos técnicos de nível médio no Estado de Minas Gerais a partir das suas compreensões. Na primeira fase da pesquisa, foi aplicado um questionário eletrônico, semiestruturado, com 20 egressos, de 5 cidades distintas. Na segunda fase da pesquisa, foram realizadas entrevistas, semiestruturadas, por vídeo videoconferência, com 8 egressos, de 3 cidades distintas. Ambos, egressos, desta pesquisa são concluintes de cursos presenciais da EPTNM do estado de Minas Gerais, entre os anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada neste estudo é qualita­tiva, de caráter exploratório, a partir das pesquisas bibliográfica, documental e de dados estatísticos. Para a análise dos dados obtidos, recorreu-se à análise de conteúdo. A proble­mática da pesquisa foi: um ensino técnico – atrelado aos dados estatísticos do INEP e em conjunto com pesquisas qualitativas que analisam a formação e a inserção no mercado de trabalho dos egressos técnicos de nível médio – pode contribuir de que forma para a melho­ria da formação técnica e do acesso dos jovens ao mercado de trabalho? Os resultados descobertos revelam o que o ensino técnico, em conjunto com políticas públicas que pro­movam a equidade, a uma formação integral emancipatória, possa possibilitar uma maior inserção ao mercado de trabalho dos futuros egressos de nível técnico. Entretanto, a limita­ções que devem ser observadas, uma delas é que os estudantes técnicos de nível médio, no seu processo de formação, possam, não apenas associar a formação técnica ao emprego imediato, mas, buscando nas condições existentes a oportunidade de trabalho digno, que muitas vezes, exige um grau mais elevado de escolaridade.

Palavras-chave: egressos; educação profissional técnica de nível médio; formação técnica; inserção no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

João Batista Rafael Antunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestre em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Licenciado em Pedagogia e bacharel em Administração. Atualmente desempenho a função de Pedagogo, na Cruz Vermelha Brasileira Filial Minas Gerais.

Adriana Maria Tonini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). 

Erick Fonseca Boaventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Sabará

Mestre em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Engenheiro de Produção. Professor da área de Controle e Processos Industriais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Sabará.   

Downloads

Publicado

2023-11-08

Como Citar

Antunes, J. B. R., Tonini, A. M., & Boaventura, E. F. (2023). Compreensões dos egressos dos cursos técnicos de nível médio em Minas Gerais acerca da formação e inserção no mercado de trabalho. Profanações, 10, 533–580. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4937

Edição

Seção

Artigos