O Partido Republicano Liberal do Paraná em 1913

oposição política no Estado do Paraná nos tempos do coronelismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4795

Resumo

No ano de 1913, foi constituído o Partido Republicano Liberal, com objetivo de apoiar a desejada campanha de Ruy Barbosa em 1914 pela presidência do Brasil e atuar como um partido capaz de se opor ao predomínio dos diretórios do partido situacionista nas escala local, estadual e nacional. No contexto político da República Velha brasileira que era dominada pelo coronelismo através do controle dos mecanismos de negociação, coerção e perpetuação política, o PRL propunha ser uma oposição progressista para a política nacional e local. Contudo, o PRL se esvaziou antes mesmo da disputa presidencial de 1914, enfraquecido pelas disputas políticas em seus diretórios e a derrota nas eleições para as Assembleias Estaduais em 1913. Esse artigo estuda, a partir das representações publicadas pela imprensa nacional, estadual e local, os discursos produzidas pelo PRL e as dificuldades, desabafos e dissidências que ocorreram durante a trajetória dos diretórios do PRL, que levaram ao enfraquecimento do partido e resultaram na sua derrota e extinção.

Palavras-chave: história da política; Partido Republicano Liberal; Paraná; Ponta Grossa.

Biografia do Autor

Isaias Holowate, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutorando em História pela Universidade Estadual do Paraná. Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Como Citar

Holowate, I. (2023). O Partido Republicano Liberal do Paraná em 1913: oposição política no Estado do Paraná nos tempos do coronelismo . Profanações, 10, 391–420. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4795

Edição

Seção

Artigos