Administração pública brasileira atual

a coexistência do patrimonialismo, burocracia, gerencialismo e governança pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4726

Resumo

O presente artigo busca identificar as fases ou modelos de Administração Pública adotados no Brasil durante o decorrer de sua história, destacando as principais características de cada fase, possibilitando aferir se algumas caraterística subsistem na contemporaneidade. O artigo é norteado pela seguinte questão-problema: Quais são as fases ou modelos de Administração Pública já adotados no Brasil e quais as principais características de cada um deles? O objetivo geral, portanto, é verificar quais são as fases ou modelos de Administração Pública presentes na história e na atualidade do Brasil. A pesquisa adota o método qualitativo, ancorado em pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se do método indutivo. O atual modelo de Administração Pública brasileira é resultado de um processo dinâmico de transformação, iniciado na colonização Portuguesa, e acentuado em 1808, com a vinda da família real, aplicando o modelo patrimonialista. Na década de 1930 ocorre uma reforma na Administração Pública, direcionando-a para um modelo burocrático. Na década de 1990, uma nova reforma impõe o modelo gerencial, de essência neoliberal. Após 2014 o Brasil adota um modelo denominado governança pública. Comumente estes modelos são pensados como sucessivos, entretanto, não é o que ocorre, uma vez que as características de cada modelo continuam presentes e coexistindo. Entender este fenômeno histórico, político, jurídico e social auxilia na compreensão da Administração Pública atual e de seus desígnios.

Palavras chave: administração pública; transformações; modelos; coexistência.

Biografia do Autor

José Mário Vipievski Júnior, Universidade do Contestado (UNC)

Mestrando em Desenvolvimento Regional - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado - UNC, Canoinhas (SC), Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade do Contestado, UNC, Canoinhas. Santa Catarina, Brasil.

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Doutor em História (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UNC). Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Vipievski Júnior, J. M., & Tomporoski, A. A. (2023). Administração pública brasileira atual: a coexistência do patrimonialismo, burocracia, gerencialismo e governança pública. Profanações, 10, 501–532. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4726

Edição

Seção

Artigos