Pensar la revolución más Allá de la revolución

Reseña del libro: Foucault in Iran: Islamic revolution after the enlightenment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v10.4532

Resumo

Em maio de 1978, após uma conversa com o dono do jornal italiano Corriere della Sera, Foucault organizou um grupo de intelectuais com o objetivo de realizar uma série de "relatos de ideias". Ele mesmo está encarregado de viajar ao Irã para saber sobre o levante que está prestes a derrubar o regime do xá. Foucault viaja duas vezes ao Oriente Médio. A primeira acontece entre 16 e 24 de setembro de 1978. A segunda, entre 9 e 15 de novembro. Destas duas estadias saíram um total de 9 artigos, que serão publicados no jornal italiano Corriere della Sera, posteriormente recolhidos e publicados em Dits et Écrits. No entanto, o conjunto de textos relacionados a essa viagem não pode se limitar aos artigos citados, uma vez que a viagem de Foucault ao Irã e seus textos provocaram as críticas furiosas de alguns setores da intelectualidade parisiense. Assim, cabe mencionar outro conjunto de entrevistas e artigos que, embora não façam parte do conjunto de artigos que compõem as reportagens para o jornal italiano, ampliam suas reflexões sobre sua viagem, ou tentam responder a críticas ou contextualizar seu trabalho. . Por sua natureza mais jornalística do que filosófica, as reportagens sobre o Irã não receberam a mesma atenção que os demais escritos de Foucault. No entanto, cada vez mais vozes afirmam considerar esses relatos como parte essencial de sua produção filosófica. Seu estudo e análise assumiram um valor e interesse renovados para compreender sua trajetória filosófica, bem como para questionar e pensar nossa situação atual. Não são poucas as questões que são abordadas que, juntamente com as entrevistas e artigos que escreveu em resposta às críticas recebidas, podem ativar um novo olhar sobre velhos e novos problemas.

Biografia do Autor

Aitor Alzola Molina, Universidad Complutense de Madrid (UCM)

Investigador pre-doctoral en la Universidad Complutense de Madrid. Realiza una investigación sobre la filosofía de Michel Foucault orientada al estudio del último periodo de su obra bajo la dirección del Prof. Pablo López Alvarez y el Prof. Rodrigo Castro Orellana. Su propuesta de investigación obtuvo el apoyo del Gobierno Vasco a través del Programa de Formación y Perfeccionamiento de Personal Investigador. Ha realizado estancias de investigación en la École Normale Supérieure de Lyon (Francia), en el Centro de Investigaciones Filosóficas de Buenos Aires (Argentina) y en la Universidad a Distancia de Madrid (España). Ha formado parte del comité organizador del Congreso Internacional “La actualidad de Michel Foucault” y también ha participado en la coordinación de un monográfico para la revista académica Dorsal.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Molina, A. A. (2023). Pensar la revolución más Allá de la revolución: Reseña del libro: Foucault in Iran: Islamic revolution after the enlightenment. Profanações, 10, 1–8. https://doi.org/10.24302/prof.v10.4532

Edição

Seção

Resenhas