Do neoliberalismo como máquina de guerra

e suas afinidades com a máquina de guerra neofascista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v9.4349

Resumo

Deleuze & Guattari afirmam haver uma independência de direito entre a máquina de guerra e o aparelho de Estado, sendo o encontro entre essas formas um evento com consequências contingentes, podendo haver destruição do Estado pela máquina de guerra, captura da máquina de guerra pelo Estado ou, o caso que nos interessa, tomada do Estado pela máquina de guerra. Se Deleuze & Guattari caracterizavam essa última possibilidade como o caso fascista, nossa hipótese é a de investigar se o neoliberalismo, em sua natureza anti-Estatal, não deve ser considerado, à sua maneira, como uma máquina de guerra, que toma o Estado e o coloca a serviço de seus fins, de direito, não estatais. Não é à toa, além disso, que haverão afinidades entre o modo de funcionamento da máquina de guerra neoliberal e da máquina de guerra fascista, indicando a relação contemporânea entre neoliberalismo e neofascismo, que constitui aspecto secundário de nossa investigação. Nosso texto, portanto, com embasamento teórico na obra de Deleuze & Guattari e auxílio na pesquisa contemporânea sobre o neoliberalismo, coloca a hipótese do neoliberalismo como uma máquina de guerra - portanto, essencialmente anti-estatal, mas que contingentemente toma o Estado e o submete, diminuindo em absoluto os axiomas sociais, indo na direção do que Deleuze & Guattari chamaram, acompanhando Virilio, de “totalitarismo anarco-capitalista”, e que, simultaneamente, intensifica uma tendência de (auto-)destruição constitutiva do chamado Estado suicidário, sendo este outro eco da empreitada fascista.

Palavras-chave: Neoliberalismo; Máquina de guerra; Neofascismo; Axiomática; Estado.

Biografia do Autor

Émerson dos Santos Pirola, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia pelo PPG-Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Filosofia pelo PPG-Filosofia da PUCRS. Bacharelando em Ciências Sociais pela UFRGS. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-20

Como Citar

Pirola, Émerson dos S. (2022). Do neoliberalismo como máquina de guerra: e suas afinidades com a máquina de guerra neofascista. Profanações, 9, 345–382. https://doi.org/10.24302/prof.v9.4349

Edição

Seção

Artigos