Neoliberalismo e crise humanitária em tempos de pandemia

o recesso democrático, a gestão do indivíduo e a proposta do comum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3857

Resumo

O presente artigo, por intermédio de pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, busca analisar a atuação multifacetada do neoliberalismo, que, com vistas a efetivar a sua agenda de acumulação desenfreada, ressignifica a realidade, as instituições e o próprio subjetivo. Investigou-se, inicialmente, os efeitos da pandemia do coronavírus por meio de todo o imaginário que gira em torno da ideia de crise. Em seguida, analisou-se a natureza antidemocrática do neoliberalismo, assim como a sua faceta de gestão do subjetivo pela lógica mercadológica. Por fim, vislumbra-se no comum, enquanto proposta de democracia radical, a possibilidade de construção de uma agenda igualitária e solidária, superando assim os valores de lucro e performance tão quistos ao neoliberalismo e ao capitalismo como um todo.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Crise. Democracia. Subjetivo. Comum.

Biografia do Autor

Loiane Prado Verbicaro, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Faculdade de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade de Salamanca (USAL). Líder do Grupo de Pesquisa “Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito” (FAFIL/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4100200759767576.

Paulo Henrique Araújo da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com período de intercâmbio acadêmico no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsista de Iniciação Científica na área de Direito Constitucional (PIBIC/CNPq). Integrante do Grupo de Pesquisa “Filosofia Prática: Investigações em Política, Ética e Direito” (FAFIL/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4670640679092282.

Downloads

Publicado

2021-10-07

Como Citar

Verbicaro, L. P., & Silva, P. H. A. da. (2021). Neoliberalismo e crise humanitária em tempos de pandemia: o recesso democrático, a gestão do indivíduo e a proposta do comum. Profanações, 8, 312–336. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3857

Edição

Seção

Artigos