Da inoperosidade em Agamben à dúvida de Cézanne em Merleau-Ponty

Autores

  • Mônica Parreiras Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3844

Resumo

Este artigo tem por objetivo trabalhar o conceito de inoperosidade desenvolvido por Agamben articulando-o com o pintor Cézanne a partir do ensaio de Merleau-Ponty intitulado A dúvida de Cézanne (1960). No decorrer do artigo, abordaremos também o conceito de forma-de-vida em Agamben, pois ambos os conceitos se inter-relacionam. Veremos ainda, de acordo com Merleau-Ponty, que a arte de Cézanne vem romper com os paradigmas da época e deste modo, sustentaremos que o artista tem na sua forma de vida a contemplação de uma potência donde a inoperosidade faz surgir uma forma-de-vida, rompendo com os dispositivos biopolíticos de controle.

Palavras-chave: Inoperosidade. Forma-de-vida. Agamben. Cézanne. Merleau-Ponty

Biografia do Autor

Mônica Parreiras, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestranda em Filosofia, linha de pesquisa Filosofia Social e Política na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). Psicanalista, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Parreiras, M. (2021). Da inoperosidade em Agamben à dúvida de Cézanne em Merleau-Ponty. Profanações, 8, 275–289. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3844

Edição

Seção

Artigos