Homem e natureza ou homem é natureza?

um olhar sobre as relações parte-todo e a geometria das paixões na ética espinosista

Autores

  • Joana Cruz de Simoni Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v9.3830

Resumo

Este artigo visa a tecer algumas considerações sobre a ética de Espinosa, traçando um olhar sobre as muitas concepções de natureza e, em especial, da relação entre homem (e sociedade) e natureza. Por isso, o artigo inicia-se com uma discussão sobre os impactos das concepções utilitaristas e dos modelos mecanicistas de compreensão da natureza (de onde lembra-se a importante influência do filósofo moderno René Descartes). Em seguida, debruça-se sobre alguns pontos da ética espinosista: sua concepção de Deus e Substância – atrelada à relação parte-todo em sua obra – e sua física geométrica das paixões. Por fim, apresenta algumas provocações/contribuições da filosofia espinosista e de sua ética que, por não compartilhar do antropocentrismo presente nas éticas mais tradicionais, propõe uma relação entre partes e todo que se aproxima daquilo que preconizam algumas correntes do pensamento ecológico.

Palavras-chave: Natureza. Espinosa. Ética. Relação parte-todo. Afetos primitivos.

Biografia do Autor

Joana Cruz de Simoni, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Pesquisadora Pós-doc do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC-Rio. Doutora em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora - Tutora presencial da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

Simoni, J. C. de. (2022). Homem e natureza ou homem é natureza? : um olhar sobre as relações parte-todo e a geometria das paixões na ética espinosista. Profanações, 9, 36–50. https://doi.org/10.24302/prof.v9.3830

Edição

Seção

Artigos