Ronald Inglehart (1934-2021)

o legado da teoria do desenvolvimento humano

Autores

  • Gregório Unbehaun Leal da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3736

Resumo

Apresentar o legado da obra de Ronald Inglehart é o objetivo desse trabalho. Dado seu falecimento recente, em maio de 2021, esse artigo busca apontar as principais contribuições do renomado cientista político estadunidense. Quais sejam: a tese da revolução silenciosa que deu origem à teoria do desenvolvimento humano; os impactos das análises de Marx e Weber sobre a teoria de Inglehart; a tese da emancipação do principal seguidor de Inglehart, Christian Welzel; e o modo como Inglehart lidou com o desafio que a ascensão de políticos populistas de extrema direita apresenta à sua teoria, através da tese cultural backlash. Os resultados desse levantamento também apontam para a importância do banco de dados da Pesquisa Mundial de Valores, que teve, na figura de Inglehart, seu principal expoente, bem como a influência do autor sobre os trabalhos mais recentes de Welzel.

Palavras chave: Pós-materialismo. Revolução Silenciosa. Cultural Backlash. Teoria da Emancipação.

Biografia do Autor

Gregório Unbehaun Leal da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Silva, G. U. L. da. (2021). Ronald Inglehart (1934-2021): o legado da teoria do desenvolvimento humano. Profanações, 8, 211–231. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3736

Edição

Seção

Artigos