O novo migrante do Séc. XXI

Autores

  • Ivo dos Santos Canabarro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Alef Felipe Meier Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Luane Flores Chuquel Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3578

Resumo

Destina-se a compreender os fluxos migratórios no Brasil, investigando como ocorreu o boom migratório e o lugar do migrante na sociedade brasileira. Utilizou-se o método de Pesquisa qualitativa, seguindo um modelo hipotético-dedutivo ou dedutivo-falseável, ao lado do método de procedimento monográfico. Conclui-se que, há insuficiência de políticas públicas de acolhimento humanitário, tornando-as ineficiente.

Palavras-chave: O novo migrante. O boom migratório. Século XXI.

Biografia do Autor

Ivo dos Santos Canabarro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Pós Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e Universidade de Paris UP3. Docente do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ. Rio Grande do Sul. Brasil.

Alef Felipe Meier, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestre em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Graduado em Direito pela mesma instituição. Advogado.Rio Grande do Sul. Brasil.

Luane Flores Chuquel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Bacharel em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus Santo Ângelo/RS. Mestra em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, Ijuí/RS - Brasil. Bolsista Capes. Advogada.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Canabarro, I. dos S., Meier, A. F., & Chuquel, L. F. (2021). O novo migrante do Séc. XXI. Profanações, 8, 180–198. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3578

Edição

Seção

Artigos