O ensino superior no município de Canoinhas

um estudo do período compreendido entre 1990 a 1999

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3504

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa cujo objetivo foi investigar o percurso histórico de implantação da educação superior no município de Canoinhas no período compreendido entre 1990 e 1999 e as contribuições para o desenvolvimento regional. Utilizou-se da pesquisa documental. A principal fonte da pesquisa documental foi o Jornal Correio do Norte. Justificou-se o estudo pela comemoração do cinquentenário da Instituição no município de Canoinhas. As principais ações recaíram em programas de extensão e pesquisa, qualificando assim o ensino dos acadêmicos e consolidando o verdadeiro espirito de uma Universidade que se estrutura no tripé: ensino, pesquisa e extensão, como fomentadora do desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Universidade do Contestado. Educação Superior, município de Canoinhas, desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional’. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Luiz Antonio Pacheco, Universidade do Contestado (UnC)

Bolsista, Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Três Barras. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Como Citar

Gumbowsky, A., & Pacheco, L. A. . (2021). O ensino superior no município de Canoinhas: um estudo do período compreendido entre 1990 a 1999. Profanações, 8, 66–79. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3504

Edição

Seção

Artigos