Aspectos constitutivos da formação do estado brasileiro

análises com Dr. Sandro Luiz Bazzanella

Autores

  • Deise Thais Natsume Carolo Universidade do Contestado (UnC)
  • Maria Luiza Milani Universidade do Contestado (UnC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3373

Resumo

O texto apresentado é a transcrição da conferência proferida pelo professor e pesquisador Doutor Sandro Luiz Bazzanella, em 19 de setembro, na Disciplina Políticas Públicas e Desenvolvimento, ofertada pelo Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional, ministrada no segundo semestre de 2020. A participação do professor Sandro ocorreu a convite da professora Maria Luiza Milani, para que fosse introduzido nessa disciplina, os aspectos constitutivos do Estado brasileiro, para subsidiar a apresentação das políticas públicas no âmbito da sociedade brasileira. O texto apresentado é a transcrição ipsis literes da conferência proferida, gravada em vídeo e áudio.  Os argumentos apresentados foram fundamentados em princípios e pressupostos teóricos que apresentam bases para se reconhecer a conduta dos governos da república brasileira, em especial para se reconhecer as diretrizes asseguradas pelas políticas públicas sob a direção políticas dos governos no Brasil.

Palavras-chave: Sociedade brasileira. Aspectos constitutivos do Estado. Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Deise Thais Natsume Carolo, Universidade do Contestado (UnC)

Mestranda em Desenvolvimento Regional. Universidade do Contestado. Canoinhas. Especialista em Gestão da Responsabilidade Social. Assistente social na Prefeitura Municipal de Palmas. Paraná. Brasil.

Maria Luiza Milani, Universidade do Contestado (UnC)

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Espírita do Curitiba (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade do Contestado. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado; gestão pública. Atua nos seguintes temas: Direitos sociais - políticas públicas e políticas sociais; saúde, assistência social, criança e adolescentes, idoso, jovens, gênero, cultura e desenvolvimento(s).

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Carolo, D. T. N., & Milani, M. L. (2021). Aspectos constitutivos da formação do estado brasileiro: análises com Dr. Sandro Luiz Bazzanella. Profanações, 8, 1–18. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3373

Edição

Seção

Entrevistas