Gestão democrática no contexto escolar e político brasileiro

Autores

  • Jonatan Gomes dos Santos Universidade do Contestado (UnC)
  • Vânia Carla do Canto Unicesumar. Campus Maringá, PR

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.3226

Resumo

Na atual conjuntura da sociedade brasileira, refletir as possibilidades e os desafios de uma gestão escolar democrática torna-se necessário, principalmente, quando pensamos que cada escola é única e possui necessidades que se relacionam com o contexto no qual encontra-se inserida. Por isso, contar com a participação de toda comunidade escolar importa, tanto na constituição do processo de inclusão, do combate a evasão, quanto na constituição de alternativas metodológicas adequadas necessárias para lidar com a realidade escolar. Para tanto, apresenta-se um breve histórico sobre a gestão escolar no Brasil, pontuando suas implicações, possibilidades e desafios, de forma a refletir sobre esse assunto no decorrer da história, de modo que, seja possível repensar e analisar, no atual contexto, suas práticas e conceitos. Com base em pesquisas bibliográficas, visa-se confirmar a liderança do gestor e sua capacidade de intervir e compartilhar suas ações com a comunidade escolar com o intuito de garantir um ensino de qualidade ao educando. Assim, pensar a gestão democrática desemboca na constituição de um ambiente que preza pela coletividade onde todos os envolvidos são parceiros no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico, ou seja, se envolvem diretamente com a responsabilidade de construir coletivamente a escola.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Escola. Política. Ensino-Aprendizagem.

Biografia do Autor

Jonatan Gomes dos Santos, Universidade do Contestado (UnC)

Pós-Graduação em nível de especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Cesumar Polo São Bento do Sul, SC. Graduação em Licenciatura em História pela Universidade do Contestado Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Vânia Carla do Canto, Unicesumar. Campus Maringá, PR

Pós graduação “lato sensu” em tutoria em educação à distância, em metodologia do ensino da filosofia, sociologia e religião e em metodologia e docência do ensino superior pela Faculdade Eficaz. Graduação – licenciatura plena em filosofia pela UEM. Graduação – segunda graduação em letras com habilitação em português e inglês pela FIAR. Cursando graduação em pedagogia pela UDC. Professora orientadora de trabalho de conclusão de curso da pós graduação à distância da Unicesumar. Área de concentração: educação e filosofia. UNICESUMAR. Campus Maringá. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Santos, J. G. dos, & Canto, V. C. do. (2021). Gestão democrática no contexto escolar e político brasileiro. Profanações, 8, 199–210. https://doi.org/10.24302/prof.v8.3226

Edição

Seção

Artigos