Representações sociais de professores sobre educação ambiental

um estudo comparativo

Autores

  • Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Monteiro Universidade de Taubaté (UNITAU)
  • Antônia Lucineire Almeida Universidade de Taubaté
  • Iraelza de Fátima Coelho Monteiro Universidade de Taubaté
  • Maria Tereza Rocha Universidade de Taubaté
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté https://orcid.org/0000-0003-2835-6554

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3168

Resumo

Este estudo refere-se à comparação dos resultados de duas pesquisas que buscaram identificar as Representações Sociais (RS) de professores do Ensino Fundamental acerca da Educação Ambiental (EA). Os grupos participantes da pesquisa formam dois conjuntos de professores de escolas públicas de dois municípios: um localizado na Região do Sudoeste da Bahia (RSB) e outro localizado na Região Metropolitana do Vale Paraíba Paulista (RMVP). Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, na qual foram realizadas 27 entrevistas com professores que atuam em turmas do Ensino Fundamental I de 04 escolas localizadas na RSB, e 16 entrevistas com professores que atuam no Ensino Fundamental II de 05 escolas localizadas na RMVP. A análise de discursos dos professores foi realizada a partir dos materiais coletados e sistematizados pelos softwares IRaMuTeQ e ALCESTE ®, que propiciaram classes de palavras para serem analisadas. Para fins desse estudo foram selecionadas classes  representativas denominadas “Cotidiano” e “Cuidando do Meio Ambiente”. Nos dois grupos apareceram RS dos professores sobre a conscientização ambiental. Um dos grupos de professores se encaixa dentro das características da abordagem conservacionista com o discurso do cuidado e da preservação e, por meio, da ideia de ação pontual. Já o outro grupo apresentou discurso de desenvolvimento da consciência crítica e cidadã que, mesmo incipiente, se encaixa na abordagem crítica. As RS que os professores constroem sobre a EA, se ancoram na conscientização sobre o meio ambiente, para ambas as classes analisadas.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Representação Social. Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Patricia Diana Edith Belfort de Souza Camargo Monteiro, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Ciências Ambientais. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano. Universidade de Taubaté (UNITAU). São Paulo. Brasil.

Antônia Lucineire Almeida, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. São Paulo. Brasil.

Iraelza de Fátima Coelho Monteiro, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. São Paulo. Brasil.

Maria Tereza Rocha, Universidade de Taubaté

Universidade de Taubaté

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté

Doutora em Psicologia na Université de Toulouse II (Le Mirail), Professora de pós-graduação no Mestrado em Desenvolvimento Humano (UNITAU) e no mestrado e doutorado em Educação (UNESA-RJ). Professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Monteiro, P. D. E. B. de S. C., Almeida, A. L. ., Monteiro, I. de F. C., Rocha, M. T., & Chamon, E. M. Q. de O. . (2020). Representações sociais de professores sobre educação ambiental: um estudo comparativo. Profanações, 7(esp.2), 145–168. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3168