Terceiro setor

estudo do gerenciamento de projetos em uma cidade do interior do estado de São Paulo

Autores

  • Emerson Charnet De Havilland Aircraft of Canada, Limited
  • Márcia Regina de Freitas Faculdade de Engenharia de Guarat´inguetá (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-9748-6953
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG) http://orcid.org/0000-0003-2835-6554
  • Gladis Camarini Centro Universitário do Sul de Minas; Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3021

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as metodologias de gerenciamento de projetos utilizadas por Organizações do Terceiro Setor. A pesquisa foi realizada em uma cidade do interior do Estado de São Paulo em 25 Organizações do terceiro setor de diferentes áreas de atuação. As organizações responderam a um questionário estruturado, com 90 questões fechadas, que permitiram identificar os aspectos constantes nos objetivos deste trabalho. Os resultados indicam que o trabalho voluntário é predominante nas Organizações do Terceiro Setor (46% das organizações participantes). Os participantes da pesquisa têm curso superior (48%) e pós-graduação (24%), e 52% das organizações organizam e realizam seu trabalho totalmente como projetos. 40% das organizações dispõem de procedimentos padronizados para gerenciar projetos. 68% adotam critérios formais para a seleção dos projetos e em 71% delas existe o acompanhamento dos custos do projeto durante a execução. Conclui-se as Organizações do Terceiro Setor utilizam razoavelmente bem os procedimentos em gerenciamento de projetos, principalmente em relação ao gerenciamento da comunicação, recursos humanos, prazos e custos.

Palavras-chave: Gerenciamento de projetos. Projetos. Organizações não-governamentais. Terceiro Setor.

Biografia do Autor

Emerson Charnet, De Havilland Aircraft of Canada, Limited

Commercial Operations Manager at De Havilland Aircraft of Canada Limited. Canadá.

Márcia Regina de Freitas, Faculdade de Engenharia de Guarat´inguetá (UNESP)

Doutora em Engenharia Civil, Professora da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (UNESP)

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG)

Doutora em Psicologia na Université de Toulouse II (Le Mirail), Professora de pós-graduação no Mestrado em Desenvolvimento Humano (UNITAU) e no mestrado e doutorado em Educação (UNESA-RJ), Professora colaboradora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNIS-MG).

Gladis Camarini, Centro Universitário do Sul de Minas; Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia Civil, Professora Titular, Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG), Professora colaboradora na UNICAMP.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Charnet, E., Freitas, M. R. de, Chamon, E. M. Q. de O., & Camarini, G. (2020). Terceiro setor: estudo do gerenciamento de projetos em uma cidade do interior do estado de São Paulo. Profanações, 7(esp.2), 123–144. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.3021