Contribuições da teoria das representações sociais para a formação do leitor literário

Autores

  • Jucelene Fernandes Teixeira Universidade Estácio de Sá
  • Rita de Cássia Pereira Lima Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.2965

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar as representações sociais de leitura literária por alunos do 5º ano do ensino fundamental no Colégio Pedro II. De caráter qualitativo, buscou explorar alguns pressupostos conceituais relevantes para as práticas de leitura literária no ambiente escolar sob a mediação da professora. A técnica de investigação foi o grupo focal e os sujeitos totalizaram 23 alunos do 5º. ano, que aceitaram participar e foram distribuídos em três grupos. Utilizou-se nas interações, material audiovisual, livros de literatura, atividade de dramatização e jogos lúdicos. O material discursivo transcrito foi analisado com apoio da técnica da análise de conteúdo, inferindo categorias que originaram a classificação em temas. As trocas comunicativas oportunizaram a construção de um conhecimento do senso comum, o que justificou a fundamentação do estudo na teoria moscoviciana das representações sociais. Uma abordagem teórico-metodológica que buscou os elementos imagéticos que condensaram o significado de leitura literária para os sujeitos, culminando com a construção do modelo figurativo composto pelas imagens da imaginação, do aprendizado e da diversão, objetivadas na aula de literatura. A pesquisa revelou a leitura literária como um objeto de pertencimento para essas crianças, expressou-se como algo positivo e prazeroso, o que contribuiu para a sugestão da ampliação dessa prática social de leitura em outros contextos escolares. Aponta-se a relevância de novos estudos sobre representações sociais com crianças para elucidar aspectos significativos da formação leitora.

Palavras-chave: Representações sociais. Leitura literária. Aula de Literatura. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Formação do leitor.

Biografia do Autor

Jucelene Fernandes Teixeira, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Brasil.

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Teixeira, J. F., & Lima, R. de C. P. (2020). Contribuições da teoria das representações sociais para a formação do leitor literário. Profanações, 7(esp.2), 44–67. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.2965