Articulação regional, institucionalidade e proposições

análise das experiências do Conselho Empresarial do Sul de Minas

Autores

  • Pedro dos Santos Portugal Júnior Centro Universitário do Sul de Minas
  • Guaracy Silva Unicesumar
  • Matheus Guedes Centro Universitário do Sul de Minas
  • Stefano Barra Gazzola Centro Universitário do Sul de Minas
  • Guilherme Augusto Dionisio Vivaldi Centro Universitário do Sul de Minas

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.2962

Resumo

O presente estudo objetiva apresentar a importância institucional do Conselho Empresarial do Sul de Minas – Regional Varginha (CESUL – Varginha) como lócus de articulação e proposição de alternativas para o desenvolvimento regional. A nova democracia que emerge atualmente caminha para um direcionamento mais participativo e não apenas representativo e nessa seara é de fundamental importância o papel dos conselhos municipais e regionais. O artigo foi construído com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação, tendo em vista a participação direta dos autores na constituição e implementação do CESUL. Os resultados demonstram o importante papel desse conselho na consolidação de um ambiente de debate regional, a constituição das câmaras temáticas, a construção das proposições por meio da “Carta do Sul de Minas”, bem como, a realização de parcerias nacionais e internacionais. Salienta-se como crítica e proposição de melhoria que o conselho aumente seu enraizamento regional permitindo uma maior fundamentação na sociedade sul-mineira.

Palavras-chave: Conselho empresarial. Desenvolvimento regional. Sul de Minas. Democracia participativa.

Biografia do Autor

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutor e Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp. Docente do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Minas Gerais. Brasil.

Guaracy Silva, Unicesumar

Doutor em Educação. Docente da Unicesumar. Maringá. Paraná. Brasil.

Matheus Guedes, Centro Universitário do Sul de Minas

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG). Professor do Centro Universitário do Sul de Minas. São Lourenço. Minas Gerais. Brasil.

Stefano Barra Gazzola, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutorando em Educação pela UNESA/UNITAU. Reitor e professor do Centro Universitário do Sul de Minas. Varginha. Minas Gerais. Brasil.

Guilherme Augusto Dionisio Vivaldi, Centro Universitário do Sul de Minas

Mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo UNIS-MG; professor do Centro Universitário do Sul de Minas. Varginha. Minas Gerais. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Portugal Júnior, P. dos S., Silva, G., Guedes, M., Gazzola, S. B., & Vivaldi, G. A. D. (2020). Articulação regional, institucionalidade e proposições: análise das experiências do Conselho Empresarial do Sul de Minas. Profanações, 7(esp.2), 68–82. https://doi.org/10.24302/prof.v7iesp.2.2962