Usus Pauper e o hábito como modelo de governabilidade da vida

por uma possibilidade de profanação da sacralidade dos dispositivos

Autores

  • Osvaldo Estrela Viegaz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUJC/SP)
  • Helio de Negreiros Penteado Filho Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2920

Resumo

As proposições cristãs no mundo ocidental formam um emaranhado intrincado para compreensão da sociedade e de sua forma de constituição. Giorgio Agamben, em continuidade aos seus estudos na esteira do “Homo Sacer”, nos traz como a tradição da cristandade e a altíssima pobreza franciscana são elementos essenciais na formação e constituição não somente do Estado Moderno, como igualmente da forma-de-vida em sociedade, cujas investigações nos permitem abordar alguns pontos e conceitos tratados pelo filósofo italiano que, num contexto amplo, podem nos permitir pensarmos em saídas ao estado de exceção permanente provindo da captura da vida nua pela biopolítica através do uso comum e da desativação dos dispositivos através da profanação de sua sacralidade.

Palavras-Chaves: Altíssima Pobreza. Usus Pauper. Forma-de-Vida. Profanação. Governabilidade.

Biografia do Autor

Osvaldo Estrela Viegaz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUJC/SP)

Mestrando em Filosofia do Direito e Teoria do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel em Direito pela Universidade Nove de Julho (2014). Licenciado em História pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (2009). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Advogado em São Paulo.

Helio de Negreiros Penteado Filho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutorando em Filosofia do Direito e Mestre em Direitos Humanos (2016) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Direito (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Advogado e Mediador na AGR - Ágora Mediação e Desenho de Solução de Conflitos.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Viegaz, O. E., & Penteado Filho, H. de N. (2020). Usus Pauper e o hábito como modelo de governabilidade da vida: por uma possibilidade de profanação da sacralidade dos dispositivos. Profanações, 7, 287–311. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2920

Edição

Seção

Artigos