Estudo do período entre 2000 e 2009 acerca da educação superior no município de Canoinhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2738

Resumo

Este artigo resulta de investigação que teve como objetivo investigar o percurso histórico de implantação da Educação Superior no município de Canoinhas no período compreendido entre 1999 e 2009 e suas contribuições para o desenvolvimento regional. Utilizou-se da pesquisa documental, exploratória e descritiva. A principal fonte da pesquisa documental foi o Jornal Correio do Norte. Justifica-se o estudo pela comemoração do cinquentenário da Instituição no município referido no ano de 2020, além da necessidade de registar a trajetória do Campus Canoinhas. Conclui-se que as principais ações recaíram em programas de extensão e pesquisa, qualificando o ensino de graduação e consolidando o verdadeiro espírito de uma Universidade que se estrutura no tripé: ensino, pesquisa e extensão como fomentadora do desenvolvimento regional. A década estudada caracterizou-se por grande expansão do Ensino Superior e mobilizou os diversos setores econômicos do município de Canoinhas.

 Palavras-chave: Educação Superior. Desenvolvimento regional. Município de Canoinhas. Universidade do Contestado.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Educação e Desenvolvimento Regional’.Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Luiz Antonio Pacheco, Universidade do Contestado (UnC)

Bolsista, Graduando em Direito, Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Gumbowsky, A., & Pacheco, L. A. (2020). Estudo do período entre 2000 e 2009 acerca da educação superior no município de Canoinhas. Profanações, 7, 506–522. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2738

Edição

Seção

Artigos