Dualismo cartesiano

a relação entre a Res Cogitans e Res Extensa em René Descartes

Autores

  • Felini de Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2737

Resumo

Res Cogitans e Res Extensa compõem os principais pilares da filosofia de René Descartes. O dualismo cartesiano e suas implicações de união substancial e ao mesmo tempo distinção entre corpo e alma provocam diferentes problemáticas no que se refere a compreensão desta que seria uma ideia “confusa e obscura” de René Descartes. A proposta deste trabalho é por meio da prova da existência da res cogitans e da res extensa traçar o caminho seguido por René Descartes ao estabelecer uma relação entre as duas substâncias, conferindo a elas diferentes atributos por meio dos quais são concebidas. Elementos fundamentais da filosofia racionalista de Descartes, como a dúvida com relação aos dados proveniente dos órgãos dos sentidos, ganham importância ao concebermos e provarmos a existência da alma e do corpo. Com o exemplo do piloto em seu navio, o filósofo francês, diferencia-se de Platão, não considerando o corpo um mero veículo da alma, mas estabelecendo uma relação estreita, como uma mistura de duas substâncias completas. No mais, conclui-se que a discussão acerca do dualismo cartesiano se trata de relacionar corpo e alma como um amalgama único, substâncias unidas, porém distintas que são tomados como a base de todo um sistema filosófico por constituir os seres humanos.

Biografia do Autor

Felini de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em filosofia na área de Ética e Filosofia Política pelo Programa de Pós-Graduação da UFSC. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

Souza, F. de. (2020). Dualismo cartesiano: a relação entre a Res Cogitans e Res Extensa em René Descartes. Profanações, 7, 207–220. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2737

Edição

Seção

Artigos