Ensino de história e formação de professores

desafios em contextos plurais

Autores

  • Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2627

Resumo

Conhecimento científico e formação continuada são elementos intrínsecos à produção do saber escolar, o qual se transforma com a inserção de novas tecnologias, metodologias e políticas públicas que propõem melhorar a Educação e qualificar os profissionais que atuam na Educação Básica.  O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o ensino de história e a formação continuada de professores que ministram conteúdos de História na Educação Básica em contextos plurais. Procuro refletir sobre as práticas de sala de aula dos professores/alunos do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), que atuam nas escolas e com as experiências relatadas pelo professores/participantes do projeto de extensão “Curso de Aperfeiçoamento para Professores de História da Educação Básica”, ofertado na unidade universitária de Amambai/UEMS. A problematização da práxis pedagógica dos envolvidos passa por duas questões básicas:   a importância da prática de ensino na valorização da disciplina de História entre os alunos da Educação Básica e a relevância dos cursos de formação continuada e do Mestrado Profissional em Ensino de História para o exercício da docência na Educação Básica. Nesta perspectiva, cabe ressaltar que o conhecimento científico apreendido com as aulas do mestrado e com o curso de formação continuada tem contribuído para inovar as atividades do fazer e ensinar história, tornando a prática de sala de aula mais dinâmica e democrática tendo em vista os desafios que se descortinam diante das demandas educacionais, sociais, políticas e econômicas impostas pela nova ordem mundial na organização do trabalho na Educação.

Palavras-chave: História. Educação básica. Mestrado. Experiência profissional. ProfHistória.

Biografia do Autor

Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora em Ciências pelo Programa História Social, da Universidade do Estado de São Paulo (USP), Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Assis/SP (UNESP). Docente Adjunta TI no Curso de História e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória/UEMS, nas Unidades Universitária de Amambai e Campo Grande.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Rodrigues, M. A. Z. (2020). Ensino de história e formação de professores: desafios em contextos plurais. Profanações, 7(Ed. esp.), 211–230. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2627