Evolução da produção e tecnologias no cultivo de erva-mate

analise entre Brasil e Argentina

Autores

  • Moisés Centenaro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Silvana Andrea Sattler Escola de Pós-graduação da Universidad Nacional de Córdoba
  • Claudia Vera da Silveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Helen Cristiane Caetano Ribeiro de Oliveira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2625

Resumo

A finalidade deste estudo é compreender do processo produtivo e de tecnologias utilizadas na produção de erva-mate pelo Brasil e Argentina, os quais representam mais de 90% da produção mundial. Na análise de dados, foi possível fazer comparações numa série histórica, da evolução da produção, area colhida, area plantada, consumo, exportações e importação, bem como uma análise das políticas públicas no setor ervateiro, identificando as inovações e tecnologias de ambos países. Trata de uma pesquisa na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Economia, Indústria, Comercio Exterior e Serviços, do Brasil, e na Argentina no Instituto Nacional de la Yerba Mate (INYM), Ministerio de Hacienda e entidades representativas da classe produtora e de política públicas de desenvolvimento da cadeia setorial da erva-mate de ambos países. Como resultado, percebeu-se que existe diferenças quanto ao uso de tecnologias, de políticas públicas de incentivos a cadeia produtiva e de forma de organização industrial, bem como os destinos de suas exportações que são requisitados por diferentes países importadores. Percebeu-se ainda que mesmo com a proximidades geográfica os modelos de produção e incentivos à produção são bem distintos de um pais para o outro.

Palavras chave: Erva-Mate. Políticas Públicas. Tecnologia de Produção.

Biografia do Autor

Moisés Centenaro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio do Sinos – UNISINO (2012), Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP (2005), graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas de Ponta Porã FAP (1994). Professor do curso de graduação em Administração e mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Silvana Andrea Sattler, Escola de Pós-graduação da Universidad Nacional de Córdoba

Doutoranda em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-graduação da Universidad Nacional de Córdoba (U.N.C.) Pós-graduada em relações entre Universidade e Sociedade na Argentina Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Econômicas (U.N.C. ADIUC). Pós-graduada em Taller de Elaboración de Proyectos pela Escola de Pós-Graduação (U.N.C.). Faculdade de Ciências Econômicas (ADIUC). Pós-graduada em Estatística Aplicada a Pesquisa pela Escola de Pós-Graduação. (U.N.C.). Faculdade de Ciências Econômicas (2013). Pós-graduada en Enseñanza en la Universidad, pela Escola de Pós-graduação (U.N.C.). Faculdade de Ciências Econômicas- ADIUC (2013).  Pós-graduada en La inclusión de la población sorda en la Educación Superior, Escola de Pós-Graduação. (U.N.C.). Faculdade de Ciências Econômicas - ADIUC (2017).

Claudia Vera da Silveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD, mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2016), graduada em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2004). Universidade Federal da Grande Dourados. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Helen Cristiane Caetano Ribeiro de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, graduada em Direito Faculdades Integradas de Ponta Porã, FIP/MAGSUL (2016). Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Centenaro, M., Sattler, S. A., Silveira, C. V. da, & Oliveira, H. C. C. R. de. (2020). Evolução da produção e tecnologias no cultivo de erva-mate: analise entre Brasil e Argentina. Profanações, 7(Ed. esp.), 90–107. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2625