Dinâmica regional no Paraguai no período 2004-2014

Autores

  • Claudia Vera da Silveira Universidade Federal da Grande Dourados UFGD
  • Rosele Marques Vieira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2624

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os padrões de crescimento do Paraguai por meio do método Shift-Share. A área de estudo compreende alguns departamentos da Região Oriental do Paraguai. Estes departamentos são Alto Paraná, Caaguazú, Central, Itapúa, San Pedro e a capital do país Asunción. Os dados foram coletados juntamente com a Dirección General de Estadísticas Encuestas y Censo (DGEEC), por meio da Encuesta Permanente de Hogares (EPH). Foram analisados o número de pessoas empregadas por sector econômico para o período 2004-2014. A análise de dados foi realizado por meio do método Shitf-share. Os resultados indicam um dinamismo no setor secundário e terciário nos departamentos de Central, Asunción e Alto Paraná. Os departamentos de Caaguazú e Itapúa apresentam dinamismo no setor secundário possivelmente devido aos efeitos do complexo soja. O departamento de San Pedro é predominantemente ligado ao setor primário.

Palavras-chave: Dinâmica regional. Paraguai. Emprego. Shitf-share.

Biografia do Autor

Claudia Vera da Silveira, Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Graduada em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rosele Marques Vieira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do curso de graduação em Ciências Econômicas e do mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mato Grosso do Sul. Brasil.  

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Silveira, C. V. da, & Vieira, R. M. (2020). Dinâmica regional no Paraguai no período 2004-2014. Profanações, 7(Ed. esp.), 24–42. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2624