O patrimônio agrário no território do Contestado

identificação e localização de bens agrários para a conformação de uma estratégia alternativa de desenvolvimento territorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v8.2620

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em apresentar estudos realizados no território da Comunidade Autônoma de La Mancha (Espanha), em nível de estágio pós-doutoral, com o intuito de investigar a implementação de estratégias de desenvolvimento pautadas no conceito de patrimônio agrário, e, subsequentemente, prospectar bens agrários eventualmente presentes na microrregião de Canoinhas (Brasil), capazes de proporcionar processos de patrimonialização, com vistas à elaboração de estratégias congêneres de desenvolvimento territorial. A abordagem metodológica considerou o exame dos planos de desenvolvimento da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha, fundamentou-se em trabalhos de campo realizados em várias províncias daquele território espanhol e amparou-se na revisão de literatura disponível sobre a categoria conceitual de patrimônio agrário. Dentre os principais resultados, destacam-se: obtenção de dados e informações acerca dos bens agrários presentes no território espanhol, em especial, a atividade vinícola e a Rota de Dom Quixote, que vem recebendo importantes esforços de patrimonialização; identificação de um conjunto de bens patrimoniais agrários existentes na microrregião de Canoinhas, materiais e imateriais, que admitem patrimonialização, em especial, a produção da erva mate e o pixirum. Conclui-se que a busca por referenciais ao processo de patrimonialização pode se pautar em estratégias análogas desenvolvidas anteriormente em outros territórios, caso da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha, na Espanha, e que a viabilização desta estratégia dependerá de um processo constituído por várias etapas, que necessariamente exigirá a mobilização dos atores sociais e políticos da microrregião de Canoinhas.

Palavras-Chave: Patrimônio Agrário. Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha. Microrregião de Canoinhas.

Biografia do Autor

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de história do Contestado e história do trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História.

Micael Eduardo Bonfim, Universidade do Contestado (UnC)

Acadêmico do curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC) Campus Canoinhas. Bolsista PI-BIC/CNPq.  Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

Tomporoski, A. A., & Bonfim, M. E. (2021). O patrimônio agrário no território do Contestado: identificação e localização de bens agrários para a conformação de uma estratégia alternativa de desenvolvimento territorial. Profanações, 8, 1–22. https://doi.org/10.24302/prof.v8.2620

Edição

Seção

Artigos