Analise comparada dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMS no período 2002 – 2018

Autores

  • Fabrício Antônio Deffacci Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Vinícius Vasconcelos Braga Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2618

Resumo

Esta pesquisa objetiva fazer uma análise dos Planos de desenvolvimento institucional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e, em específico, verificar se as disposições e metas contidas no plano institucional voltadas à democratização do acesso à educação superior foram implementadas e em que grau ocorrera, para tanto realizamos um comparativo entre os PDI’s da UEMS no interregno de 2002-2007 e 2014-2018, pois o primeiro inaugurou o sistema de planificação gerencial da Universidade e o seu comparativo ao segundo possibilitou aferir a aplicação e efetividade de suas metas. Diante disso, procede-se à análise documental de uma gama de momentos conjugados com a contextualização e comparativo dos PDI’s da UEMS de 2002-2007 e 2014-2018; Análise documental; números do Ensino, Pesquisa e Extensão; índices de Evasão; fortalecimento das unidades e dos cursos; verticalização; bolsas Pibid, Pibic e Pibex; repasse financeiro para as unidades; assistência estudantil; Papos – Fundect; captação de recursos; profissionais formados; Educação à Distância (EaD/UAB); entre outros. Conclui-se que a UEMS efetivamente buscou por em prática as metas e políticas direcionadas à democratização do acesso ao ensino superior, influenciando diretamente na interiorização do desenvolvimento no Mato Grosso do Sul.

Palavras chave: Desenvolvimento. Democratização. Ensino. Universidade.

Biografia do Autor

Fabrício Antônio Deffacci, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mato Grosso do Sul. Brasil.

Vinícius Vasconcelos Braga, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) Unidade de Ponta Porã. Ponta Porã. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Deffacci, F. A., & Braga, V. V. (2020). Analise comparada dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMS no período 2002 – 2018. Profanações, 7(Ed. esp.), 231–261. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2618