Urbanização como desenvolvimento?

O rural e a modernização brasileira na obra de Tião Carreiro

Autores

  • Rogério da Palma Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2615

Resumo

A modernização da sociedade brasileira vem sendo estudada por diversos pesquisadores da área das Ciências Humanas. A música sertaneja, todavia, recebeu pouca atenção, até o presente momento, como fonte para a compreensão desse fenômeno. Neste artigo, pretende-se, através da análise da obra do violeiro Tião Carreiro, decodificar como suas músicas ajudaram a construir uma determinada narrativa acerca da ruralidade durante o processo de urbanização do país. Argumenta-se que suas músicas podem fornecer uma janela para se compreender determinados aspectos da modernização brasileira durante a segunda metade do século XX, especialmente no que diz respeito à experiência social de milhões de pessoas que migraram, ao longo desse período, das áreas rurais para as cidades.

Palavras-chave: Modernidade. Música Sertaneja. Brasil.

Biografia do Autor

Rogério da Palma, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Professor Adjunto da UEMS/Amambai, lecionando e orientando pesquisas nos cursos de Ciências Sociais (presencial e Ead) e no ProfHistória desta Unidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais, racismo, migrações, pós-abolição, mercados de trabalho. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do SUl. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Palma, R. da. (2020). Urbanização como desenvolvimento? O rural e a modernização brasileira na obra de Tião Carreiro. Profanações, 7(Ed. esp.), 185–210. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2615