Interação social como fator propulsor da inovação e competitividade

o encadeamento do processo colaborativo no Vale do Silício

Autores

  • Josiane Zanette Batista Universidade Federal da Integração Latino Americana
  • Gilson Batista de Oliveira Universidade Federal da Integração Latino Americana

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2612

Resumo

As mudanças na economia mundial, decorrentes principalmente das transformações disruptivas reforçam a importância da inovação. Considerando o consenso na relevância da inovação para competitividade de organizações e países, erroneamente é possível presumir que há um consenso sobre a decisão de inovação das organizações. No entanto, essa decisão não é tão óbvia quanto podemos supor, pois existem limitações dadas pelas circunstâncias do território. A decisão consciente de incorporar a gestão da inovação depende de uma série de fatores do ambiente, interno e externo, à organização ou país. A inovação, como instrumento para potencializar a competitividade econômica depende do estabelecimento de laços de cooperação e colaboração entre os atores do território, pois as decisões individuais, as mobilizações coletivas e as políticas públicas afetam a capacidade inovativa do território. Assim, a proposta desse artigo é contribuir para a identificação de instituições encadeadas no processo colaborativo no Vale do Silício. Por fim, cabe destacar que esse artigo utilizou o método dedutivo através de uma criteriosa revisão bibliográfica sobre inovação e seus impactos no desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Inovação. Competitividade. Processo colaborativo. Interação Social.

Biografia do Autor

Josiane Zanette Batista, Universidade Federal da Integração Latino Americana

Mestranda em Economia pela Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Brasil.

Gilson Batista de Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino Americana

Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Batista, J. Z., & Oliveira, G. B. de. (2020). Interação social como fator propulsor da inovação e competitividade: o encadeamento do processo colaborativo no Vale do Silício. Profanações, 7(Ed. esp.), 108–124. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2612