O pensamento econômico e o pensamento jurídico

evolução e paradigmas

Autores

  • Eliana Lamberti Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Willian Rocha de Matos Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2611

Resumo

As mudanças iniciadas a partir do séc. XVIII com a Revolução Industrial provocaram uma imensa mudança no modo de viver a partir de uma nova concepção de trabalho e consumo, repercutindo na organização das sociedades diante da relação instável e permanente entre capital e trabalho. A partir disso, direito e economia se entrelaçam em discussões sobre sistema financeiro, orçamento estatal, ordem econômica, políticas públicas, direitos sociais, gravitando a discussão sobre a colisão entre escassez de recursos e necessidade por direitos. Paralelo a isso, o constitucionalismo e o pensar jurídico passaram por transformações paradigmáticas, uma vez que o constitucionalismo é um movimento político e interdisciplinar reflexo de uma escolha fundamental da sociedade. O diálogo entre estas ciências nem sempre foi completo, porquanto o saber científico foi se desenvolvendo a partir de procedimentos metodológicos específicos, fazendo com que as ciências jurídicas e econômicas criassem barreiras na capacidade de se conjugar ao adotarem códigos de linguagem diversos. O trabalho propõe de forma modesta aproximar estas áreas do saber, fazendo um paralelo entre pensamento econômico e jurídico, utilizando-se como base as teorias econômicas eo constitucionalismo a partir do séc. XVIII, buscando realizar uma aproximação entre direito e economia.

Palavras-chaves: Direito e economia. Constitucionalismo. Dinâmica capitalista.

Biografia do Autor

Eliana Lamberti, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Docente e pesquisadora. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mato Grosso do Sul. Brasil.

Willian Rocha de Matos, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Advogado. Incentivo PIBAP/UEMS. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Lamberti, E., & Matos, W. R. de. (2020). O pensamento econômico e o pensamento jurídico: evolução e paradigmas. Profanações, 7(Ed. esp.), 61–89. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2611