Patrimonialização como estratégia de desenvolvimento regional

uma proposta para o “caminho para os ervais”

Autores

  • Cláudia Maria Sonaglio Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Carlos Otávio Zamberlan Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Carlos Busón Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd.%20esp..2610

Resumo

A patrimonialização de territórios vem sendo uma alternativa para valorização de bens materiais e imateriais de forma a promover o desenvolvimento regional e local. Este artigo tem como motepropor a patrimonialização do território como estratégia de desenvolvimento para um conjunto de municípios do estado de Mato Grosso do Sul (Brasil), que emgrande parte demonstram vulnerabilidade econômica e social elevada, em especial, aqueles localizados ao sul do estado. O processo de patrimonialização, discutido aqui, se vale de um antigo caminho que foi utilizado durante séculos, sendo um importante local para encontro de culturas e também para que espanhóis e portugueses, no período colonial, o utilizassem para ampliação de seus domínios. Por meio de um levantamento documental e bibliográfico buscou-se realizar uma discussão sobre o processo de patrimonialização de territórios trazendo exemplos reais, nacionais e internacionais, para posteriormente abordar a patrimonialização na região desse caminho real, tratado como “Caminho para os Ervais”. Conclui-se que existem possibilidades bem reais para patrimonializar o território do Caminho para os Ervais; no entanto, os desafios são significativos.

Palavras chave: Patrimônio. Cultura. Colonização. História. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Sonaglio, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia Aplicada. Universidade Federal de Viçosa. Professora do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ponta Porã. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Carlos Otávio Zamberlan, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Economia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ponta Porã. Mato Grosso do Sul. Brasil.

Carlos Busón, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Comuncación y Educación. Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha. Pós-doutorando no Programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ponta Porã. Mata Grosso do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Como Citar

Sonaglio, C. M., Zamberlan, C. O., & Busón, C. (2020). Patrimonialização como estratégia de desenvolvimento regional: uma proposta para o “caminho para os ervais”. Profanações, 7(Ed. esp.), 43–60. https://doi.org/10.24302/prof.v7iEd. esp.2610