Conceito de desenvolvimento nacional a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto

Autores

  • José Ernesto de Fáveri Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2514

Resumo

Este capítulo pretende analisar o conceito de desenvolvimento nacional a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. A abordagem está organizada em torno de alguns eixos interligados que apontarão a direção das reflexões contidas ao longo do texto. O primeiro trata de uma breve contextualização do pensamento do pensador para abordar os fundamentos da ideologia do desenvolvimento nacional que consiste na elaboração de um conjunto de ideias capaz de sustentar e orientar esse processo nacionalista-desenvolvimentista; no segundo eixo, faremos uma análise em torno  da contribuição que a educação pode oferecer e qual a ética que orienta o comportamento coletivo da nação mediante o compromisso de implementar o projeto de superação da condição de país sudesenvolvido; o terceiro eixo tem o desafio de compreender a relação interdependente e reversível entre o desenvolvimento nacional e o regional; O autor desse texto busca elementos do pensar a ideologia para o desenvolvimento enquanto possibilidade para implementação do projeto de emancipação integral da nação. Isto é, um projeto que tenha a pretensão de apontar a caminho e as estratégias de libertação da nação do incômodo processo de desumanização do ser humano e das massas oprimidas. O propósito último desta análise é compreender o significado do desenvolvimento nacional endógeno a partir do pensamento de Vieira Pinto, mediante um pensar em torno e sobre a realidade nacional e local. Ou seja, pensar a realidade sob uma dupla dimensão, “de dentro para fora” e “de baixo para cima” em termos socioeconômicos e culturais do país.  Enfim, entende-se que a melhor forma de realizar a crítica a atual realidade consiste em manter nossa mente pensando dentro da mesma época em que vivemos.    

Palavras-chave: Desenvolvimento endógeno. Consciência crítica. Ética. Realidade nacional. Educação.

Biografia do Autor

José Ernesto de Fáveri, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Possui graduação em Pedagogia e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1980), mestrado em Educação: Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau (1995), com pesquisa teórico-prática sobre a concepção de educação libertadora de Paulo Freire, doutorado na área da Educação e de forma mais específica em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Tese sobre o pensamento filosófico brasileiro de Álvaro Vieira Pinto. Atualmente realiza atividades de docência e de pesquisa nas áreas de educação, filosofia e desenvolvimento regional, no Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Tem se ocupado com estudos avançados sobre o pensamento filosófico brasileiro, o isebiano Álvaro Veira Pinto, tendo resgatado manuscritos e obras inéditas sobre o referido pensador. Ocupa-se também a compreender criticamente a natureza e finalidade do movimento do colonialismo filosófico e cultural do país. Nesta perspectiva atua nas áreas de: História, filosofia, educação, desenvolvimento nacional e regional.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Fáveri, J. E. de. (2019). Conceito de desenvolvimento nacional a partir do pensamento de Álvaro Vieira Pinto. Profanações, 6(Ed. esp.), 27–69. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2514