O conceito de dignidade humana e direitos humanos

uma reflexão a partir Habermas e Forst

Autores

  • Gesiel Anacleto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2489

Resumo

O presente artigo pretende trazer uma discussão sobre o conceito de dignidade humana e direitos humanos. Nosso objetivo será refletir sobre o conceito de dignidade humana e suas implicações na elaboração dos direitos humanos e nas discussões atuais acerca desta temática. No sentido de delimitarmos nossa análise recorremos a dois autores: Habbermas e Forst. Inicialmente faremos alguns esclarecimentos das diferenças entre a Moral e o Direito, para em seguida introduzirmos a questão da dignidade e dos direitos humanos, bem como a esfera pública como um espaço de justificação. Defenderemos o conceito de dignidade humana como fundamento da crítica em relação aos problemas relativos aos direitos humanos que a sociedade enfrenta. Ao final apresentaremos algumas considerações pertinentes a discussão e de que maneira este debate poderá contribuir para a ampliação dos direitos humanos e a garantia de uma sociedade mais justa.

Palavras-chaves: Dignidade Humana. Direitos Humanos. Moral.

Biografia do Autor

Gesiel Anacleto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Centro Universitário Leonardo da Vinci. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Anacleto, G. (2020). O conceito de dignidade humana e direitos humanos: uma reflexão a partir Habermas e Forst. Profanações, 7, 185–206. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2489

Edição

Seção

Artigos