Migrantes de terras distantes

a luta pela visibilidade e o direito de estar (Vale do Paranhana, RS, Brasil)

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Dilani Silveira Bassan Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Edemilson Pichek dos Santos Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Maurício Wamms da Luz Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Samanta Andresa Richter Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Tiago Hedler Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2484

Resumo

O estudo problematiza as migrações contemporâneas dos haitianos, venezuelanos, colombianos e senegaleses na região do Vale do Paranhana (RS). A análise apresenta uma perspectiva interdisciplinar, discutindo o processo de inserção desses grupos, no espaço regional, a partir da análise dos processos políticos e culturais, envolvidos nesse processo, bem como a inserção à Rede de Atenção à Saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório-descritiva. O número de amostra de participantes (migrantes) será definido a partir do método Snowball. Além da participação dos próprios migrantes, como objeto de investigação, buscar-se-à contatar as secretarias municipais de Desenvolvimento/Planejamento Urbano e de Saúde dos três municípios envolvidos na pesquisa. Além disso, discute-se o processo de invisibilização destes migrantes, marginalizados socialmente pelos meios de comunicação, que não os mencionam como parte da comunidade regional, reafirmando, entretanto, sua condição de inferioridade na esfera social. O estudo tem, ainda, a discussão sobre o acesso dos migrantes ao sistema público de saúde e o direito à visibilidade social, como uma condição básica dos direitos humanos.

Palavras-chave: Migrações internacionais. Direitos Humanos, Vale do Paranhana.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutor em História e professor titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Taquara, Rio Grande do Sul. Brasil.

Dilani Silveira Bassan, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Doutora em Desenvolvimento Regional e professora titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Taquara, RS, Brasil.

Edemilson Pichek dos Santos, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Graduado em Enfermagem e mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), bolsista Capes, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Taquara, RS, Brasil

Maurício Wamms da Luz, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Graduado em Realização Audiovisual e mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), bolsista Capes, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Taquara, RS, Brasil

Samanta Andresa Richter, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Graduada em Enfermagem e mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), bolsista Capes, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Taquara, RS, Brasil.

Tiago Hedler, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Graduado em Administração e mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), bolsista Capes, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), Taquara, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Gevehr, D. L., Bassan, D. S., dos Santos, E. P., Luz, M. W. da, Richter, S. A., & Hedler, T. (2019). Migrantes de terras distantes: a luta pela visibilidade e o direito de estar (Vale do Paranhana, RS, Brasil). Profanações, 6(Ed. esp.), 94–118. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2484