Educação básica e desenvolvimento regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2459

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a educação e sua relação com o desenvolvimento regional no contexto da implementação do Plano Nacional de Educação 2014-2024 com foco na Educação Básica.  O artigo caracteriza-se como de revisão apoiando-se nos princípios da pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se de fontes primárias e secundárias. Justifica-se pela carência de discussões envolvendo a relação educação e desenvolvimento regional em particular, análises direcionadas à educação básica. Pesquisadores apostam a premissa de que a educação contribui na redução da pobreza, no desenvolvimento regional, pela ampliação da capacidade intelectual gerando mais riquezas e integrando-se com maior facilidade do mercado de trabalho. No Brasil, há grandes desafios tanto na universalização do acesso à educação básica como na garantia de padrões de qualidade. Conclui-se que há de se superar a premissa de que a educação está associada unicamente ao crescimento econômico e a melhoria de renda.

Palavras-chave: Educação e desenvolvimento. Políticas educacionais. Educação básica. Plano Nacional de Educação. Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas ‘Universidade e Desenvolvimento Regional’ e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional’. Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Líder do grupo de pesquisa ‘Educação, Política e Sociedade’ e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´.

Kelli Regina Gonsalves dos Santos Assunção, Universidade do Contestado

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado. Docente da rede pública estadual de Santa Catarina

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Gumbowsky, A., & Assunção, K. R. G. dos S. (2019). Educação básica e desenvolvimento regional. Profanações, 6(Ed. esp.), 186-211. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2459