Cooperativismo no Município de Canoinhas (SC)

possibilidades para o desenvolvimento regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2376

Resumo

O cooperativismo preconiza a associação entre as pessoas, com fins mútuos, para melhorar a situação econômica, social e cultural do grupo. Desta forma, pode reduzir custos da produção, distribuição e consumo. Neste artigo, analisou-se a evolução e a importância política, econômica e social do setor cooperativista no município de Canoinhas, localizado no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina. Foram incluídas no estudo as cooperativas com cadastrado ativo na Prefeitura Municipal de Canoinhas, referentes ao ano de 2016, atualizados os dados em 2019, e, em seguida, classificadas por grupos de setor de atividades. Foram avaliados aspectos relativos ao número de sócios cooperados, ano da fundação, número de colaboradores vinculados e a contribuição para o desenvolvimento local-regional. Os resultados foram construídos com base na literatura e em visitas in loco nas cooperativas. Foi constatado que há um total de quatorze cooperativas no município e que estas são principalmente do segmento agropecuário. Percebe-se que o capitalismo estimula a individualidade e a competitividade entre as pessoas. Entende-se que mesmo dentro da lógica capitalista é possível a constituição de cooperativas que minimizem os impactos socioeconômicos; promovam a participação, inclusão social e, consequentemente, o desenvolvimento regional.

Palavras chave: Cooperativa. Economia regional. Produção.

Biografia do Autor

Marisa Liller Knop, Universidade do Contestado

Matemática, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado (UnC).

Letícia Paludo Vargas, Universidade do Contestado

Zootecnista. Mestre e Doutora em Extensão Rural (UFSM). Pós-Doutoranda do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Bolsista MEC/Capes. Santa Catarina. Brasil.

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado

Licenciado em Geografia. Mestre em Educação (Unijuí) Doutor em Geografia (UFSC). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Santa Catarina. Brasil.

Daniela Pedrassani, Universidade do Contestado

Médica Veterinária. Mestre em Ciências Veterinárias (UFPR). Doutora em Medicina Veterinária (UNESP). Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Knop, M. L., Vargas, L. P., Marchesan, J., & Pedrassani, D. (2019). Cooperativismo no Município de Canoinhas (SC): possibilidades para o desenvolvimento regional. Profanações, 6(Ed. esp.), 253-270. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2376