Cooperativismo como princípio humano

Autores

  • Jairo Marchesan Universidade do Contestado
  • Lindomar Wessler Boneti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alexandre Assis Tomporoski Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2371

Resumo

Analisa-se no artigo os caminhos do advento do cooperativismo como princípio humano em confronto com alguns preceitos da epistemologia da sociedade moderna, como foi o caso da individualidade. A racionalidade moderna absorveu, antes de tudo, o preceito da individualidade, quer seja pela busca do direito da propriedade privada, e a construção histórica dos direitos universais de cidadania. Porém, mesmo parecendo contraditório, a partir de uma lógica dialética, tem-se a emergência do cooperativismo quando da consolidação das relações capitalistas, justamente como forma de superação da individualidade instauradas nas relações de produção.  Para isso, recupera-se, inicialmente, o conceito de cooperação, e como isso é processo constitutivo dos seres vivos, especialmente da sociedade humana.  Analisa-se, também, como esse processo de cooperação humana sofre interferências e fraturas, bem como é abalado pela construção do preceito racional da individualidade, a degradação humana e ambiental. Apresenta-se e discute-se necessárias e urgentes propostas mundiais, como por exemplo, da Organização das Nações Unidas para o estabelecimento de novas relações das pessoas entre si e com a natureza. Por fim, propõe a necessidade de resgatar e potencializar os princípios e, principalmente, práticas do cooperativismo como condição necessária e urgente para superar as atuais condições da sociedade humana mundial.

Palavras-chave: Cooperativismo. Desenvolvimento regional. Bem-estar humano.

Biografia do Autor

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado

Doutor em Geografia. Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC). Canoinhas, Santa Catarina. Brasil

Lindomar Wessler Boneti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Sociólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutorado (PhD) em Sociologia pela Universidade de Québec - Canadá; Pós-Doutorado em Ciências a Educação na Universidade de Fribourg - Suíça; Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professor visitante da Université Catholique de L´Oest - França; Professor convidado da Universidade Católica de Moçambique.

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de história do Contestado e história do trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Marchesan, J., Boneti, L. W., & Tomporoski, A. A. (2019). Cooperativismo como princípio humano. Profanações, 6(Ed. esp.), 212–226. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2371