Estudo das instituições na experiência jurídico-política das cidades gregas, de Roma e das cidades medievais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd.%20esp..2329

Resumo

O artigo objetiva a evidenciação teórico-prática da produção do espaço, a partir do estudo das instituições na experiência jurídico-política, inicialmente das cidades-Estado Gregas e de Roma, seguida do contexto das cidades medievais, com apontamento para a reconfiguração do espaço com o surgimento do Estado moderno. A análise temática prioriza a abordagem de conteúdos com a inserção de elementos centrais presentes nas teorias de Fustel de Coulanges e Pietro Costa, reconhecidos pelas suas contribuições nos campos da sociologia, história e Direito. A abordagem busca a reconstituição de elementos da cidade antiga e medieval que assumem dimensionalidades diferentes e complementares em relação à cidade moderna, importantes para repensar o compartilhamento de sentidos e formas de ordenação da cidade no tempo presente, relacionada ao município, ente jurídico-político e administrativo responsável pelo autogoverno local. Trata-se de pesquisa bibliográfica, pautada pela utilização do método dedutivo.

Palavras-chave: Instituições. Experiência jurídico-política. Cidades.

 

Biografia do Autor

Idir Canzi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutor em Direito Internacional Público pela Universidade Federal de Santa Catarina. Advogado. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2019-11-18

Como Citar

Canzi, I. (2019). Estudo das instituições na experiência jurídico-política das cidades gregas, de Roma e das cidades medievais. Profanações, 6(Ed. esp.), 5–26. https://doi.org/10.24302/prof.v6iEd. esp.2329