A leitura de Milan Kundera e o direito dos animais

a questão do especismo

Autores

  • Luana Rocha Porto Cavalheiro Faculdade Meridional (IMED)
  • Mayara Pellenz Sociedade Educacional de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2224

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os Direitos dos Animais e a sua relação com o especismo, procurando esclarecer o tratamento conferido à estes seres a partir da leitura da obra de Milan Kundera. Trata-se de um tema atual e importante pois diversos países já positivam os direitos dos animais, por meio de bases legais, éticas e principiológicas. No Brasil, avanços nestes sentido já são observados e a situação problema consiste na seguinte indagação: de que modo é possível estabelecer pontos em comum entre a obra de Milan Kundera - e sua consideração sobre o ser – e os direitos dos animais, especificamente na abordagem da questão do especismo? Por meio do método indutivo e da pesquisa bibliográfica, analisa-se o tema e buscam-se novos horizontes de compreensão para uma ética que vai além da consideração de direito unicamente para seres humanos. 

Palavras-Chave: Animais. Especismo. Direito.

Biografia do Autor

Luana Rocha Porto Cavalheiro, Faculdade Meridional (IMED)

Mestre em Direito, Democracia e Sustentabilidade pela Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo/RS (2015). Pós-graduada em Direito Processual com ênfase em Direito Tributário pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/RS (IESA) (2015). Graduada em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/RS (IESA) (2012). Advogada. Santo Ângelo. Rio Grande do Sul. Brasil.

Mayara Pellenz, Sociedade Educacional de Santa Catarina

Mestre em Direito, Democracia e Sustentabilidade pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade Meridional (2015). Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal (2012) e em Psicologia Jurídica na Faculdade Meridional (2019 - fase de finalização). Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo - RS (2010). Associada ao Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito. Docente Titular do Curso de Direito da UNISOCIESC (Unidades Balneário Camboriú e Blumenau - SC). Docente do Curso de Pós Graduação em Direito da UNIAVAN em Balneário Camboriú - SC. Docente do Curso de Pós Graduação em Psicologia Jurídica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe de Caçador - SC. Advogada. Blumenau. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-08

Como Citar

Cavalheiro, L. R. P., & Pellenz, M. (2020). A leitura de Milan Kundera e o direito dos animais: a questão do especismo. Profanações, 7, 29–55. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.2224

Edição

Seção

Artigos