Madness is the emergency exit

leituras sobre o justo em The Killing Joke, de Alan Moore

Autores

  • Gedion Caldas da Silva Filho Multivix Cariacica
  • Bruno Gadelha Xavier Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.1909

Resumo

A expansão do controle jurisdicional do Estado, bem como o frequente uso dos plenos poderes, denota uma clara cerceação de direitos e garantias fundamentais que, em seu próprio âmbito, resulta na eterna anomia entre norma e direito. O estado de necessidade, do qual se baseia a exceção, como pode-se constatar ao longo da história em muitos Estados contemporâneos, é utilizado como solo fértil para cessação desenfreada de direitos e garantias que, em regra, não podem ser suspensos no plano de direito. Para a percepção desse fenômeno, além de ferramenta essencial para o estudo, as mídias literárias proporcionam uma fonte inesgotável de analogias com o instituto do estado de exceção. Isto posto, analisar-se-á a conexão dos personagens Batman e Coringa em The Killing Joke, de modo que, nesse sentido, sua relação configura a própria exceção em si.

Palavras-Chave: Direito. Estado de Exceção. Literatura. The Killing Joke.

Biografia do Autor

Gedion Caldas da Silva Filho, Multivix Cariacica

 Graduando em Direito pela Faculdade Multivix (Cariacica).

Bruno Gadelha Xavier, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

Doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Professor Universitário.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Silva Filho, G. C. da, & Xavier, B. G. (2020). Madness is the emergency exit: leituras sobre o justo em The Killing Joke, de Alan Moore. Profanações, 7, 164–184. https://doi.org/10.24302/prof.v7i0.1909

Edição

Seção

Artigos