Opus Dei: Para compreender as assinaturas teológicas da ética no Ocidente

Autores

  • Giovanni Felipe Catenaci Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v4i1.1298

Palavras-chave:

Opus Dei. Teologia. Ontologia. Ética.

Resumo

Este artigo tem por finalidade introduzir os(as) leitor(as) no universo de Opus Dei: arqueologia do ofício (2015), quando Giorgio Agamben vai em busca de analisar e compreender as razões pelas quais no Ocidente tanto o ser como o agir, são indissociáveis da noção de efetuabilidade. Para tanto, iremos seguir passo a passo a escrita do autor no presente livro, dedicando melhor atenção aos seus conceitos principais, de modo a apresentar as linhas mestras que compõem suas reflexões. Ao final, como sugere o título deste artigo, temos por objetivo ter desvendado as assinaturas teológicas da ética no Ocidente.

Biografia do Autor

Giovanni Felipe Catenaci, Universidade Metodista de São Paulo

Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2012). Mestrado no programa de pós graduação em Ciências da Religião, da Universidade Metodista de São Paulo (2015). Especialização em Filosofia Contemporânea e História pela mesma universidade (2015). Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo. Área de concentração e linhas de pesquisas: linguagens da religião, teologia das religiões e cultura, filosofia contemporânea e história.

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Catenaci, G. F. (2017). Opus Dei: Para compreender as assinaturas teológicas da ética no Ocidente. Profanações, 4(1), 112–126. https://doi.org/10.24302/prof.v4i1.1298

Edição

Seção

Artigos