Análise de uma propaganda histórica à luz dos conceitos da cultura e da ideologia / Analysis of a historical propaganda in the light of the concepts of culture and ideology

Autores

  • Fábio Carlos Rodrigues Alves UNIARA - Universidade de Araraquara
  • Dulce Consuelo Andreatta Whitaker UNIARA - Universidade de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v5i1.1268

Palavras-chave:

Cultura. Ideologia. Propagandas. Culture. Ideology. Advertising.

Resumo

Análise da propaganda vencedora do Leão de Prata em Cannes de 1973, sob o enfoque do binômio Cultura e Ideologia.

Abstract

Analysis of the winning propaganda of the Silver Lion in Cannes of 1973, under the focus of the binomial Culture and Ideology.

Biografia do Autor

Fábio Carlos Rodrigues Alves, UNIARA - Universidade de Araraquara

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara - Uniara, Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Uniara - Universidade de Araraquara. O PPG em Desenvolvimento Territorial e Meio ambiente da Uniara tem caráter multidisciplinar. Bacharel em Direito - Advogado.

Dulce Consuelo Andreatta Whitaker, UNIARA - Universidade de Araraquara

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Oxford (1986). Atualmente é professora voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. É co-editora da revista Retratos de Assentamentos, do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR/UNIARA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao, cultura, metodologia, assentamento rural e sociologia rural.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Alves, F. C. R., & Andreatta Whitaker, D. C. (2018). Análise de uma propaganda histórica à luz dos conceitos da cultura e da ideologia / Analysis of a historical propaganda in the light of the concepts of culture and ideology. Profanações, 5(1), 39–44. https://doi.org/10.24302/prof.v5i1.1268

Edição

Seção

Artigos