Reflexões sobre consumo consciente à luz do binômio cultura e ideologia / Reflections on conscious consumption in the light of the binomial culture and ideology

Autores

  • Fábio Rodrigues Alves Universidade de Araraquara - Uniara
  • Dulce Whitaker Universidade de Araraquara - Uniara

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v5i2.1267

Palavras-chave:

Produção. Consumo. Cultura. Ideologia. Production. Consumption. Culture. Ideology.

Resumo

O eixo em torno do qual gira esta pesquisa, é um argumento que pode contrariar o senso comum e mesmo parte do senso científico. A pesquisa, desenvolvido a partir de conceitos marxistas, parte do desígnio de que a produção, impulsionada pelo modo de produção capitalista, e não o consumo, é a responsável pela devastação ambiental. Nesse diapasão, acreditamos que não se deve responsabilizar apenas o consumidor pelos problemas ambientais hodiernos, haja vista que empresários capitalistas se abrigam sob um véu eco-ideológico, lastreado no modo de produção capitalista. Ademais, o consumidor, como elo de uma cadeia inflexível de produção e reprodução, apenas cumpre seu papel e realiza o ato do consumo. Nesse desiderato, a produção cria as mercadorias que se tornarão necessidades para os consumidores, devidamente agraciadas com o seu próprio fetiche. Ainda, visando à divulgação e/ou impulsionamento das vendas das mercadorias produzidas, os empresários contratam os mais criativos publicitários, e por meio daquele sagrado equipamento de comunicação, a televisão, as propagandas televisivas, mesclam cultura e ideologia, e tornam o consumo um ato cultuado na sociedade capitalista.

Abstract

The axis around which turns this research, is an argument that might contradict common sense and even part of the scientific sense. The research, developed from Marxist concepts of the design of the production, driven by the capitalist mode of production, not consumption, is responsible for environmental devastation. In this vein, we believe that we should not just blame the consumer by modern environmental problems, given that capitalist entrepreneurs take shelter under an eco-ideological veil, backed the capitalist mode of production. Moreover, the consumer, as a link in an inflexible chain of production and reproduction, only fulfills its role and performs the act of consumption. In this goal, the production creates goods that will become needs for consumers, duly honored with his own fetish. Still, in order to disclose and / or boosting sales of goods produced, entrepreneurs hire the best advertising creative, and through that sacred communication equipment, television, television advertisements, mix culture and ideology, and make the consumer an act worshiped in capitalist society.

Biografia do Autor

Fábio Rodrigues Alves, Universidade de Araraquara - Uniara

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara - Uniara, Doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Uniara - Universidade de Araraquara. O PPG em Desenvolvimento Territorial e Meio ambiente da Uniara tem caráter multidisciplinar. Bacharel em Direito - Advogado. 

Dulce Whitaker, Universidade de Araraquara - Uniara

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1979), Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1984) e Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Oxford (1986). Atualmente é professora voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. É co-editora da revista Retratos de Assentamentos, do Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural (NUPEDOR/UNIARA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educacao, cultura, metodologia, assentamento rural e sociologia rural.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

Alves, F. R., & Whitaker, D. (2018). Reflexões sobre consumo consciente à luz do binômio cultura e ideologia / Reflections on conscious consumption in the light of the binomial culture and ideology. Profanações, 5(2), 62–92. https://doi.org/10.24302/prof.v5i2.1267

Edição

Seção

Artigos