Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola

Autores

  • Celso Kraemer Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mariana Francine Fronza FURB - Universidade Regional de Blumenau.

DOI:

https://doi.org/10.24302/prof.v3i2.1246

Palavras-chave:

Racismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003.

Resumo

Resumo

O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo.

Biografia do Autor

Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Filosofia. Professor do Mestrado em Educação da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Departamento de Ciências Sociais e Filosofia. Centro de Ciências Humanas e da Comunicação.

Mariana Francine Fronza, FURB - Universidade Regional de Blumenau.

Graduanda em Ciências Sociais pela FURB. Bolsista de Extensão do FUMDES.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Kraemer, C., & Fronza, M. F. (2016). Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola. Profanações, 3(2), 97–118. https://doi.org/10.24302/prof.v3i2.1246

Edição

Seção

Artigos