Aceitação do Outro: Igualdade na Diversidade Étnica na Escola

Celso Kraemer, Mariana Francine Fronza

Resumo


Resumo

O presente artigo resulta do projeto de extensão, Aceitação do Outro: igualdade na diversidade étnica na escola. O Projeto foi motivado pela urgência de se implementar a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. O diagnóstico mostrou que ainda há muito que fazer para que a lei de fato seja efetivada no ambiente escolar. O artigo faz uma rápida discussão sobre a história do racismo e o que é ser negro no Brasil hoje. Em seguida se discute os dados do diagnóstico, buscando compreender o que revela a visão dos estudantes das escolas públicas de educação básica de Blumenau sobre preconceito e sobre racismo. Os dados mostram que o racismo está naturalizado e que há um desafio gigante para torná-lo visível e buscar sua superação, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Mas se reconhece o papel da escola nesse processo.


Palavras-chave


Racismo. Preconceito. Aceitação do Outro. Educação. Lei 10.639/2003.

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DOI: http://dx.doi.org/10.24302/prof.v3i2.1246

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ISSNe 2358-6125