Cooperativismo agrícola

uma prática coletiva para o desenvolvimento socioeconômico nos países da África Ocidental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3654

Resumo

A pesquisa tem por objetivo verificar o potencial do cooperativismo agrícola na África, para responder a insuficiência alimentar, indicado pela Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), criada em 1975, por 15 países africanos. Se por um lado há a insegurança alimentar, de outro, a esperança na produtividade, na organização cooperativista, fortalecendo a estrutura presente nos países da referida Comunidade, com 158.640 empregos diretos, 5.937 indiretos e 467.735 trabalhadores autônomos. Significa que esse movimento aponta esperanças para promover a efetiva organização de cooperativas agrícolas, na luta contra a insegurança alimentar, na geração de trabalho e renda. Para responder essa realidade, a pesquisa conta com a abordagem qualitativa, de natureza descritiva, bem como a verificação de dados secundários e documentais. Dentre os resultados obtidos com o estudo, está a necessidade de um cooperativismo, liderado pelos agricultores, em um processo de autogestão, visando reduzir a pobreza e fortalecer o desenvolvimento socioeconômico na África.

Palavras-chave: Organização de produtores rurais. Segurança Alimentar. Trabalho e renda.

Biografia do Autor

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Integração Regional – Universidade Federal de Pelotas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUI - Mestrado e Doutorado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Argemiro Luís Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

 Doutorado em Economia.  Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.  

Marcel Metogbe, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestrando em Desenvolvimento Regional PELA Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.  

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Thesing, N. J., Brum, . A. L., & Metogbe, M. (2022). Cooperativismo agrícola: uma prática coletiva para o desenvolvimento socioeconômico nos países da África Ocidental. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.2(DossieCooperativismo), 179–198. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3654