Estudo sobre as percepções dos jovens na perspectiva da sua atuação no cooperativismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3702

Resumo

O presente estudo versa sobre as perspectivas de atuação do cooperativismo e suas desafiadoras relações com os jovens. O objetivo deste estudo foi o de entender a cooperação, com a possibilidade da presença dos jovens, para contribuir em novas configurações e arranjos institucionais em uma cooperativa de crédito, na região na Região Noroeste, no estado do Rio Grande do Sul. Para responder essa expectativa, o estudo conta com a pesquisa de natureza aplicada, com abordagens, qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva. Significa, que o estudo, apresenta uma investigação científica baseada em pesquisa de campo com jovens de 19 a 30 anos, cujos resultados, apresentam a cooperativa de crédito, como sendo um ambiente de atração de novos sócios. Esse resultado, vem em boa parte, das práticas realizadas pela cooperativa, pelo bom atendimento, dos benefícios proporcionados. O estudo indica a importância protagonizada de valorização do quadro associativo, pela transparência das atividades, pela gestão democrática e participativa, as iniciativas de educação cooperativa dirigidas as pessoas de diferentes faixas etárias e o seu envolvimento com a comunidade. O destaque na percepção dos jovens, aos projetos desenvolvidos em escolas através do Programa União Faz a Vida. Aduz o estudo indicando as possibilidades e perspectivas positivas do cooperativismo, na ótica dos jovens, na medida que desenvolve atividades dirigidas com metodologias e ações adequada ao público desta faixa de idade. Em resultado indicativo de futuro, confirmando a cooperativa como estratégia e mecanismo de atuação presente para os jovens.

Palavras-chave: Cooperativa. Comunidade. Jovens cooperativistas. Novos associados.

Biografia do Autor

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Integração Regional. Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Elaine Terezinha Wagner, Unijui

Aluna do Curso de Pós-Graduação, Lato Sensu, em MBA em Gestão de Cooperativas de Cooperativas, no Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutor em Administração. Professor do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação e Coordenador de Programa de Pós-Graduação. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Santa Rosa. Rio Grande do Sul. Brasil

Cleiton Jardel Carneiro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestrando em Desenvolvimento Regional, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Thesing, N. J., Wagner, E. T., Büttenbender, P. L. ., & Carneiro, C. J. (2022). Estudo sobre as percepções dos jovens na perspectiva da sua atuação no cooperativismo. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.2(DossieCooperativismo), 217–237. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3702