A moeda social como alternativa econômica regional

um estudo sobre a moeda social de Palma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v11.3499

Resumo

Este estudo teve o objetivo de analisar a moeda social como alternativa econômica regional considerando o seu potencial, na qualidade de tecnologia social, para o desenvolvimento local, além de atuar como viabilizadora e promotora do protagonismo, autonomia, emancipação, gestão democrática e empoderamento dos sujeitos e das comunidades frente aos desafios e tensões econômico-comerciais enfrentadas por determinadas comunidades nas relações econômicas tradicionais e convencionais. Realizou-se um resgate bibliográfico histórico-conceitual na literatura especializada, seguida de uma metodologia descritiva e levantamento da produção científica, que abordou os aspectos e estruturas que compõem a moeda social, suas particularidades e utilizações. Logo após, procedeu-se com um estudo de caso sobre a moeda social de Palma, considerada a primeira moeda social do Brasil, criada e utilizada pelo Conjunto Palmeiras, bairro periférico da cidade de Fortaleza-CE, de modo a compreender as particularidades da apropriação e utilização da moeda no mundo real. Como resultados, identificou-se: a) a necessidade de uma regulamentação das moedas sociais por parte do Estado brasileiro; b) os impactos econômicos positivos para a comunidade usuária da moeda; c) um paradoxo entre a legitimidade e o desuso da moeda.

Palavras-chave: Moeda social. Economia solidária. Desenvolvimento local. Autogestão. Tecnologia social.

Biografia do Autor

Newton Camargo da Silva Cruz, UNILA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), especialista em administração pública pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar) e graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UniCesumar). Técnico em Orientação Comunitária com Ensino Médio Integrado pela Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Atualmente é Servidor Público Federal integrante da carreira Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) atuando como secretário do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Possui interesses acadêmico-profissionais nas áreas de administração, gestão pública, planejamento urbano e informática, principalmente temas ligados à internet das coisas (Internet of Things), computação ubíqua (Ubiquitous Computing) e cidades inteligentes (Smart Cities).

Daniel Teotonio do Nascimento, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor em Administração. Professor Colaborador do Mestrado de Políticas Públicas e Desenvolvimento da UNILA. Docente no Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (CESUFOZ). Servidor Público Federal no cargo efetivo de Administrador na Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA), Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Cruz, N. C. da S., & Nascimento, D. T. do. (2021). A moeda social como alternativa econômica regional: um estudo sobre a moeda social de Palma. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 11, 114–131. https://doi.org/10.24302/drd.v11.3499

Edição

Seção

Artigos