Diálogo intersetorial entre conselhos gestores de políticas públicas: apontamentos para um debate

Autores

  • Dunia Comerlatto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Maria Elisabeth Kleba Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Liane Colliselli Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Luciana Hendges Prefeitura Municipal de Chapecó. Secretaria da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.70

Palavras-chave:

Intersetorialidade. Políticas públicas. Conselhos gestores.

Resumo

A intersetorialidade qualifica a gestão política sobre problemáticas sociais e os conselhos gestores se constituem espaços públicos como referências viabilizadoras de processos participativos e intersetoriais. Este artigo apresenta indicativos que revelam potenciais ao exercício do controle social junto aos Conselhos Municipais da Assistência Social (CMAS) e da Saúde (CMS) em Chapecó/SC. É um estudo associado ao impacto da participação social na gestão das políticas públicas, caracterizado como estudo de casos. A coleta de dados, efetuada entre março a setembro de 2010, apoiou-se na pesquisa documental para sistematização das competências previstas em Regimento Interno e identificação dos temas incluídos nos debates através de leitura das atas. No tratamento das informações se utilizou da análise de conteúdo com base na modalidade da análise temática. A articulação intersetorial ainda é um desafio para ambos os Conselhos estudados. A dinâmica das reuniões, intermediada pelos temas abordados, promove de forma incipiente a efetivação de processos intersetoriais com outros conselhos, setores de governo e da sociedade civil. Registram-se indicativos na perspectiva de diálogo intersetorial no âmbito da gestão das políticas públicas, que se revelam como oportunidades de qualificação para tal: da comunidade externa, por meio de convites à participação em outros fóruns e espaços de debate sobre assuntos de interesse coletivo; das iniciativas internas quando atores externos são convidados a exporem atividades desenvolvidas ou temáticas de interesse intersetorial, na perspectiva de oportunizar a formulação de propostas que visem à implementação de ações conjuntas, envolvendo os diferentes órgãos e/ou setores do governo e da sociedade civil.

Biografia do Autor

Dunia Comerlatto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professora da Unochapecó nos cursos de graduação em Serviço Social e mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Participação Social.

Maria Elisabeth Kleba, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professora da Unochapecó, nos cursos de graduação em Enfermagem e mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Participação Social.

Liane Colliselli, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Professora da Unochapecó, no curso de graduação em Enfermagem. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Participação Social.

Luciana Hendges, Prefeitura Municipal de Chapecó. Secretaria da Saúde

Enfermeira da Prefeitura Municipal de Chapecó. Secretaria da Saúde e mestranda no curso em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Participação Social.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

Comerlatto, D., Kleba, M. E., Colliselli, L., & Hendges, L. (2011). Diálogo intersetorial entre conselhos gestores de políticas públicas: apontamentos para um debate. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 1(1), 177–187. https://doi.org/10.24302/drd.v1i1.70

Edição

Seção

Artigos