Guiana Francesa e Amapá: dinâmicas políticas e econômicas (1940-1945)

Autores

  • Iuri Cavlak Universidade Federal do Amapá
  • Stéphane Granger Universidade da Guiana Francesa

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.446

Palavras-chave:

Política. Fronteiras. Desenvolvimento regional.

Resumo

As relações entre Brasil (Amapá) e Guiana Francesa caracterizaram-se, no decorrer do século XX, por aproximações e distanciamentos que, ainda hoje, não se estruturaram de forma clara. Por um lado, disputaram por muito tempo fronteiras em comum, implicando em conflitos armados, entreveros diplomáticos e desconfianças. Por outro, ambas entidades políticas intercambiaram imigrantes, atividades econômicas e comerciais. O primeiro lustro dos anos 1940 foi o período em que se estruturou o Território Federal do Amapá, hoje Estado, e a Guiana Francesa enquanto Estado francês de ultramar. Contribuir para entender essa errática relação, tendo em vista ainda o impacto da Segunda Guerra Mundial, é o objetivo deste artigo.

Biografia do Autor

Iuri Cavlak, Universidade Federal do Amapá

Formado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Assis). Mestre e Doutor em História pela UNESP. Professor Adjunto de Teoria da Historia da UNIFAP e do Curso de Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional da UNIFAP.

Stéphane Granger, Universidade da Guiana Francesa

Professor de Geografia na Guiana Francesa (Caiena). Doutor em Geografia pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (IHEAL)

Downloads

Publicado

2014-04-14

Como Citar

Cavlak, I., & Granger, S. (2014). Guiana Francesa e Amapá: dinâmicas políticas e econômicas (1940-1945). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 4(1), 189–199. https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.446

Edição

Seção

Artigos