Panorama dos principais temas, artigos e pesquisadores da área do desenvolvimento regional no Brasil referentes ao ano de 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v11.3908

Resumo

A subárea do Desenvolvimento Regional está vinculada a área do Planejamento Urbano e Regional e Demografia no âmbito da CAPES. Esta área compreende 49 programas de Pós-Graduação, dos quais 25 estão ligados à área de Planejamento Urbano e Regional, 20 alinham-se ao tema do Desenvolvimento Regional e 04 vinculados à Demografia. Este artigo objetiva analisar os artigos publicados pelos pesquisadores Bolsistas Produtividade CNPq dos programas em Desenvolvimento Regional. Foram analisados os artigos publicados em periódicos dos estratos qualis A1, A2 e B1, classificados temas e principais questões abordadas. Dentre os 90 Bolsistas Produtividade CNPQ da área PLURD, 12 atuam no Desenvolvimento Regional. O grupo publicou 09 artigos em periódicos com classificação A1 e A2 e 25 artigos em periódicos com classificação B1. A análise fomentou a identificação dos principais pesquisadores, temas e questões abordadas, permitindo o aprofundamento da compreensão sobre o perfil desta área de concentração.

Palavras-chave: Bolsistas Produtividade CNPQ; Desenvolvimento Regional; Planejamento Urbano Regional e Demografia.

Biografia do Autor

Cintia Neves Godoi, Universidade do Contestado (UNC)

Doutora em Geografia. Professora no Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Goiânia. Goiás. Brasil.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UNC)

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Filosofia na graduação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Jairo Marchesan, Universidade do Contestado (UNC)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado (UNC)

Doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Godoi, C. N. ., Bazzanella, S. L. ., Marchesan, J., & Tomporoski, A. A. (2021). Panorama dos principais temas, artigos e pesquisadores da área do desenvolvimento regional no Brasil referentes ao ano de 2020. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 11, 231–249. https://doi.org/10.24302/drd.v11.3908

Edição

Seção

Artigos